sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Lady Gaga

Quando era pequena e apesar das dificuldades que a minha mãe tinha em me fazer engolir alguma coisa, nunca foi usada comigo a famosa frase “tanta criança a passar fome em África, não se pode desperdiçar comida.” Talvez - ou não - por isso nunca percebi como é que eu comer alguma coisa poderia contribuir para matar a fome das famosas criancinhas de África ou aliviar a minha consciência. E talvez também seja por isso que não perceba o escândalo em torno do vestido da Lady Gaga…. A senhora comprou uns quilos de carne que ninguém vai comer…., e depois?!?!?! Nem as crianças vão ficar mais famintas, nem ficariam menos se ela não comprasse a carne. Existe talvez – e é um grande talvez - uma vaca que foi morta um dia mais cedo para substituir a carne que ela usou, e um talhante que ganhou mais uns trocos.
Aparentemente Lady Gaga queria demonstrar um ponto – se não tomarmos cuidado, seremos tratados como carne e ela não o quer ser. Parece-me que ela não conseguiu o seu objectivo em pleno, mas na realidade o que me chocou não foi o vestido dela – que realmente era feio – mas, como sempre, as reacções das pessoas.
A Fátima Lopes – estilista – faz obras em pele para deleite de meia dúzia de privilegiados e é uma artista; A tourada continua a existir e as pessoas continuam a assistir porque é tradição; Ninguém vai de transportes públicos para o trabalho, mas com carro particular porque é mais confortável; A mulher compra vinte quilos de carne e usa-os como bem lhe apetece, é uma aberração que não pensa nas criancinhas de África.
Gostava de saber quantos de nós pensamos nas criancinhas de África no dia a dia, quando compramos mais uma peça de roupa por prazer ou nos queixamos que ainda não conseguimos comprar um carro novo porque o actual tem quilometragem a mais (a tal falta de hábito no uso dos transportes públicos) …. Eu não, podem crer!

Para quem ainda não viu o vestido, aqui vai um link:

Sem comentários:

Enviar um comentário